12 março, 2019

Coisas que você provavelmente não sabia sobre games



Powerups
Pra quem não sabe, powerups são aqueles itens que ficam espalhados pelo jogo que dão um up nos poderes e ajudam durante a jornada. O primeiro game a trazer esse conceito foi o clássico Pac Man. Os power ups deixavam os fantasminhas vulneráveis por um período de tempo, assim o Pac Man poderia derrota-los.


Fase de bônus
E o conceito de fases bônus onde a moral é em um curto tempo conseguir somar o máximo de pontos extra possíveis surgiu com o Rally-X. Nesse jogo você coletava bandeirinhas enquanto fugia de outros carros que te perseguiam. Na fase bônus não havia perseguição de ninguém, então era só tacar o pau no carrim e fazer a festa.


Radar
Hoje em dia já nem percebemos, de tão normal que é, os radares nos jogos, principalmente de corrida. O mesmo Rally-X foi o pioneiro nessa ideia. Ele contava com um mini mapa que ajudava o jogador a se guiar nas fases.


Beat´em Up
Quem gosta de games com certeza já se divertiu com jogos como Final Fight, Double Dragon ou Streets of Rage. Com aquele sistema onde era seguir em frente, distribuir muitos golpes contra os inimigos que surgiam até encontrar um chefão no final da fase.
O responsável por lançar esse estilo de game foi o Kung Fu Master, em 1984. Inspirado em um filme do Jackie Chan chamado Detonando em Barcelona.


Mundo aberto
O mundo aberto que hoje em dia é febre em jogos como GTA  e Red Read Redemption, teve sua história iniciada em 1984. Com o game Elite o jogador guiava uma nave solitária, explorando vários sistemas solares e seus planetas, tudo de forma totalmente livre e arbitrária.

Nenhum comentário:

Postar um comentário