18 março, 2019

Quem foi Saint Patrick e o que significa toda a festa


Nesse último final de semana muitas festas com chopp verde e trevos foram realizadas, mas você sabe o que realmente significa toda essa comemoração?


Quem foi São Patrício

No século V, Maewyn Succat foi capturado ainda muito jovem por piratas irlandeses e  vendido como escravo. Viveu 6 anos dessa forma e durante esse tempo se apegou demais a religião. Ao conseguir escapar de volta para seu país, a Inglaterra, decidiu que seria padre e evangelizaria a população irlandesa ao catolicismo.

Adotou o nome Patrick durante esse período. Sua maneira cativante de evangelização fez muito sucesso na Irlanda, ao ponto de ele se tornar padroeiro daquela terra.


E o trevo?

Já presente na cultura celta, Patrick aproveitou a simbologia do trevo de três folhas para explicar a Santíssima Trindade (Pai, Filho e Espírito Santo). Trevo ou como é chamado em gaélico Shamrock, se enraizou de vez por toda cultura irlandesa.


Duendes?

Os duendes irlandeses, na verdade os Leprechauns, não tem ligação nenhuma com São Patricio. Essa lenda vem de antes dos celtas e diz que esses pequenos seres são guardiões de tesouros.


O verde

Relacionado as paisagens da ilha irlandesa, mas também ao trevo, a cor toma conta nas festividades se São Patrício.


Festa internacional

Uma das explicações dessa festa ter se tornado tão famosa internacionalmente se deve ao fato de uma enorme emigração dos irlandeses que ocorreu por volta de 1845. Naquela época o país passou por um surto de doenças causadas por uma contaminação nas batatas da região (batatas eram um dos principais alimentos irlandeses), que culminou na redução da população entre 20% e 25%. Então muitos irlandeses saíram fugindo, indo para países como Estados Unidos, Canadá, Argentina e Alemanha.


Kiss me, I'm Irish

Pode crer, essa frase não é uma simples cantada. Ela faz parte da lenda de Blarney Castle.
Diz-se que na cidade de Cork, o castelo Blarney foi construído sobre rochas mágicas. Quem a beija se torna um eloquente e persuasivo palestrante.


Nenhum comentário:

Postar um comentário